Um dos termos que mais assustam as empresas é “acidente de trabalho”.
Isto se deve aos impactos que ele causa à produtividade e à vida financeira das empresas, principalmente as de médio e grande portes.
As organizações que investem em segurança e saúde, para além das exigências legais, colhem resultados vantajosos, mas para que o investimento seja feito de maneira eficiente, é preciso contar com assessorias especializadas em SST – Saúde e Segurança do Trabalho.
Quem leva a culpa pela incidência de casos de acidentes de trabalho são, basicamente, dois fatores: a negligência das gestões e a falta de uma cultura de prevenção devidamente estabelecida entre os funcionários de todos os níveis.
Segundo o engenheiro de medicina e segurança do trabalho e pesquisador do Centro de Inovação do SESI Ceará (CIS), Rodrigo Nogueira, as empresas se dividem entre as que atendem apenas às exigências legais e suas normas regulamentadoras, quando o assunto é SST, e as que investem em ações para além da legislação.
“Quando a empresa tem um grau de maturidade maior, ela investe em sistema de gestão, em cultura de segurança baseada em comportamentos, com sistemas de comunicação efetivos, envolvendo os trabalhadores no levantamento participativo de riscos e soluções”, explica.
Faz todo sentido ir além. Rodrigo pontua que os trabalhadores são as pessoas que mais conhecem sobre os processos produtivos, muito mais que técnicos em Segurança do Trabalho – sejam das próprias empresas ou de serviços terceirizados.
Quando os colaboradores não participam efetivamente dos programas de prevenção, é comum que, apesar de novas ações determinadas pelas gestões, os casos de acidentes de trabalho continuem acontecendo.
“A empresa precisa dar essa abertura e escutar os trabalhadores, criar neles o comprometimento com a segurança, já que eles têm a prática de como agir ou reagir a situações de risco”, afirma.
Fonte: G1.