Pular para o conteúdo
Início » Quando Se Aplica o PGR? Validade? Saiba Tudo Aqui!

Quando Se Aplica o PGR? Validade? Saiba Tudo Aqui!

PGR, o que é? Qual a Sua Importância e Tudo Sobre Você Precisa Saber. Acompanhe!

O que o PGR Substitui?

A NR1 incorporou GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) com o objetivo de sistematizar e integrar todo o processo de gerenciamento de risco das empresas.

Abrangendo a identificação de perigos e avaliação de riscos, o controle de riscos, a análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e a preparação para emergências.

Além disso, instituiu o programa de gerenciamento de riscos, mais popularmente conhecido como PGR e com toda a sua documentação.

Determinando a partir do PGR as responsabilidades das organizações quanto a gestão dos riscos ocupacionais, vale ressaltar que GRO é o gerenciamento de riscos ocupacionais, ou seja, está limitada aos perigos de saúde e segurança no ambiente do trabalho.

Estes perigos são os clássicos:

– Agentes de riscos ambientais;

– Riscos Físicos

– Riscos Químicos

– Riscos Biológicos

– Riscos de Acidente

– Fatores Ergonômicos

o ideal é que cada organização tenha um plano de implantação especial para as suas necessidades e situações diversas.

E outro detalhe importante é que a nova norma também determina que o PGR deve contemplar ou estar integrado com planos, programas e outros documentos previstos na legislação de saúde e segurança do trabalho, são eles:

– Programa de Higiene Ocupacional

– Programa de Ergonomia

– Programa de Proteção Auditiva

Para que tudo ocorra tudo devidamente certo, os trabalhadores devem sempre participar do processo da elaboração do PGR, juntamente com um profissional habilitado na área.

Os indicadores dos programas de saúde e segurança do trabalho evidenciam a redução de doenças ocupacionais, afastamento e acidentes.

Os indicadores não mentem, então se tiver uma alta taxa de padrão habitual de ausências no processo de trabalho, os trabalhadores continuarão sofrendo pequenos acidentes.

Muitos afastamentos gerados por doenças podem significar que as medidas estipuladas não estão gerando resultados positivos e essa é a hora de revê-las.

Busque sempre uma consultoria de profissionais devidamente qualificados e especializados no assunto de Segurança do Trabalho, Saúde e Medicina do Trabalho.

Fonte: Fato Ocupacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *