Pular para o conteúdo
Início » Treinamento de incêndio nas empresas, Como Funciona?

Treinamento de incêndio nas empresas, Como Funciona?

Treinamento de Incêndio nas Empresas, Como Fazer Um? Qual o Objetivo? Qual a Importância? Saiba mais a seguir neste artigo!

O Treinamento de Incêndio nas Empresas ou a Brigada de incêndio é um grupo organizado de pessoas voluntárias ou não para atuar em situações de prevenção e combate a incêndio, abandono de edificação ou em situações que exijam primeiros socorros.

E para que a brigada de incêndio aconteça, é necessário que haja periodicamente o treinamento de incêndio nas empresas, mas você sabe como funciona?

Se você acha que a brigada de incêndio é necessária somente para grandes empresas, isso pode ser um grande engano.

LEIA TAMBÉM:

Qual o objetivo do treinamento de incêndio?

Pode parecer que não, mas a importância da brigada de incêndio também se faz necessária em edificações de condomínios residenciais, escolas, creches e entre outros ambientes com grande estrutura que comportamento de um grande volume de pessoas.

Esse treinamento pode ser básico, intermediário ou avançado e após a conclusão do curso de brigadista, assim se torna um brigadista de incêndio.

O treinamento de brigada nas empresas deve ser revalidado no mínimo a cada 1 (um) ano, ou seja, deve ser realizado um novo treinamento com todas as pessoas fixas da estrutura.

Da mesma forma, deve ser realizado um novo treinamento às atribuições e ações da brigada de incêndio.

Elas estão divididas basicamente em 2 (duas) etapas:

Ações de prevenção

Ações de emergência

As ações de prevenção basicamente é ter o embasamento correto sobre o plano de ação emergência.

O brigadista de incêndio deve conhecer bem o plano de ação de emergência da empresa, inspecionar equipamentos de prevenção e combate ao incêndio e possuir equipamentos de primeiros socorros.

Um membro da brigada deve fazer inspeções regulares em extintores, hidrantes, kit de primeiros socorros, rotas de fuga, escadas e de emergência e as portas corta fogo.

Tudo isso é necessário para a verificação do devido andamento de todas as etapas da formação da brigada de incêndio.

Um membro da brigada deve participar também de exercícios simulados de abandono, identificação das ações de emergência, participar das investigações das causas da emergência.

Qual a importância do treinamento do combate à incêndio dentro das empresas?

O objetivo do treinamento de combate a incêndio é assegurar que todos os ocupantes da estrutura possua bons conhecimentos de como escapar do local em situações de incêndio, de forma ágil, que não sofra machuca no meio do trajeto de fuga e consiga sair efetivamente do local.

Por isso, é muito importante estar em dia com os treinamentos de incêndio nas empresas para preservar a saúde e a vida dos ocupantes fixos de uma edificação, seja ela residencial, escolar, hospitalar ou comercial.

Fonte: Fato Ocupacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *